domingo, 2 de dezembro de 2007

Harmonia é o crepitar da lenha no forno do pão



Toda a vida o Sr José António Varejo, chegado o Inverno, calcorreia as encostas da serra de Monchique para apanhar medronho. Tem os frutos dentro de um barril, primeiro vermelhos, depois cada vez mais pálidos conforme o tempo passa e a fermentação se acentua.

Nos dias de nevoeiro, quando os montes desaparecem dentro das nuvens empurradas pelo vento sueste, sobe ao sobrado da casa de taipa, desce o velho alambique do avô Jeremias Barbeiro, ateia o fogo de sobro e destila. O vapor passa na serpentina arrefecida pela água do grande tanque. Do fundo soltam-se sons de pingos a cair: é a aguardente a nascer.
A harmonia é o líquido transparente, coado, que enche devagar as garrafas de vidro sobre a banca.

Jacinta do Carmo, Varejo pelo casamento, coze pão de lenha. Tem um forno em pedra à entrada da sua casa e amassa numa bacia baixa de barro. De tanto torcer a massa, alisá-la, puxá-la ao centro, já são os braços sozinhos que se entendem com a farinha e o fermento. E também com o sal e a água, tal como quando o vento revolve as ondas no mar lá ao longe.
A harmonia é o crepitar da lenha sob o tecto curvo e negro do forno do pão.

Entre o medronho dele e o pão dela, o atado de chouriças que ela faz do porco criado por ambos, a dúzia diária de ovos das galinhas pedrês, o braçado de hortaliças e os cestos de fruta que vendem no mercado, compõem a economia familiar. Os Varejo subsistem sozinhos, são o que resta de uma comunidade de onze famílias da aldeia do Brejo.

Até que um dia apareceram senhores desconhecidos a bater à porta. Eram da Inspecção.
Foram dizendo que o alambique tinha chumbo e que todo o equipamento da destilaria e do forno deveria ser substituído por aço inox, ao que o Sr José António respondeu que nunca tinha ouvido falar de tais procedimentos, nem percebia muito bem o que fazia mal à saúde, se estava todo limpinho. Sempre tinha visto fazer assim.

Os tais senhores confiscaram 100 garrafas de medronho ao Sr José.
Os tais senhores selaram o forno à Dona Jacinta.
A interioridade é um forno sem lenha.
A desertificação é uma serra vermelha de bagas de medronho por apanhar.

Sem comentários: