domingo, 6 de julho de 2008

O Triunfo das Chatas


"Nossa Senhora da Luz" não sabia. Aguardava o futuro na alpendrada nas traseiras da casa do Sr António Vieira, na Caramujeira, entre charruas e carros de besta. Há anos que não sentia a linha de água a ondular no casco, desde que a doença tinha obrigado o Sr Vieira a entregar ao genro, o Pedro, o governo da casa.

"Nossa Senhora da Luz" pressentia. Nunca mais lhe tinham calafetado as juntas e tinha medo de ir ao fundo quando voltasse ao mar.
É verdade que os calafates desapareceram e compreende que o Pedro com tanta lida não tenha vagar para limpar, raspar e pintar de novo as suas listas vermelha, amarela e azul que já estão esbatidas e tristes.

"Nossa Senhora da Luz" recorda quando ela e as suas companheiras pareciam um arco-íris no areal. Saíam à noitinha e o mais provável era regressarem pela manhã carregadas de safias, douradinhas, salmonetes e lulas. Quisesse Deus que não tivessem de varar em Benagil com mar de fora!!...
Nesses dias ficava-se em terra.
António Vieira também era agricultor e repartia a faina da pesca com os cuidados devidos à amêndoa, à alfarroba, à uva, à azeitona e ao figo. Semeava ainda umas favas e umas ervilhas. Aos domingos ia espairecer um bocado com o Sr Francisco Correia, artesão da ucharia que, tal como ela, se acumulava agora sem uso.
Ambos limpavam cuidadosamente as algas e retocavam as cores do corpo esguio de "Nossa Senhora da Luz" para as festas da padroeira da Praia do Carvoeiro. Nesse dia cortava as águas coberta de flores e era ela que levava o andor...

Mas isso eram outros tempos. Os estaleiros de construção naval que começavam junto à Fábrica Feu e iam até à ponte de Portimão já desapareceram. "Nossa Senhora da Luz" tinha nascido ali, junto à lota, feita de um robusto tronco de pinheiro da Serra de Monchique....Só das mãos do Sr Borralho é que saíam botes de madeira tão airosos.

Um dia o Pedro trouxe a "Karina Vanesa" para dentro da alpendrada. Era uma chata de fibra.
"Nossa Senhora da Luz" ficou a saber: uma embarcação de fibra é mais leve, um homem vara-a e vira-a sozinho, limpa-se bem, tem casco duplo, é mais complicada de afundar, navega melhor.

O Pedro e a "Karina Vanesa" passaram a sair juntos todos os fins-de-semana e ela para ali ficava, cada vez se sentia mais ressequida, mais desbotada, mais empecilho.

Faz duas semanas apareceu o Pedro mais um senhor. Ouviu-os falar estrangeiro.
No sábado passado esse senhor estrangeiro voltou com um camião que a carregou a ela e ao resto. E no domingo, quando o sol nasceu, deu por si plantada no meio de um relvado! À sombra de uma palmeira importada das Canárias.

"Nossa Senhora da Luz" não sabia nem ficou a saber que há a tentação sistemática de deixar perder os saberes antigos, fruto de uma evolução lenta mas consistente com o modo de vida. Não sabia que só quando as memórias e as técnicas desaparecem completamente é que se tenta recuperar uma realidade já morta. E expô-la numa vitrine. Não sabia.

Sem comentários: