terça-feira, 19 de agosto de 2008

A Princesa do Gesso



O Mago Zóico tinha um olhar distante, não se lhe podia dizer nada. Todos os dias fazia o mesmo: precipitar calcários. Descia as escadinhas da sua casa na praia e ia para dentro de água.

Mas o mar andava tão cheio de argilas que em vez de calcários brancos saiam-lhe margas vermelhas. Nunca fazia duas rochas iguais; às vezes, lá conseguia uma 100% carbonatada, mas acabou por criar exemplares com cada vez mais argila até chegar às margas. Como guardava sempre tudo, guardou aquelas também.

Quando achou que tinha as rochas suficientes, começou a construir um palácio de calcário branco. A famíla dos Grandes Foraminíferos ofereceu-se para ajudá-lo. Mas não aceitou. Disse-lhes que era um projecto pessoal.

O caso é que, há muito tempo atrás, o Mago tinha conhecido uma rapariga quando ela se banhava numa laguna de águas de leite. Era a Princesa do Gesso.

A Princesa morava num castelo rendilhado como uma sombra de papel. Avivava de brilhos multiclores qualquer coisa em que tocasse, que se não fosse branca, branca ficava. Cortinados, sofás, panelas da cozinha, eram de gesso. A harpa marfim que ondulava era de gesso. O seu anel era de gesso. Todos reflectiam as cores da luz como as paredes filigrana do Castelo.
Do seu corpo, ao passar, emanava um suave pó – de - alva. E deixava a frescura do gesso na pele.

Porém, a Princesa era prisioneira do Grande Magma, que, perdido de amores e sem sentir-se correspondido, lhe tinha lançado uma maldição:
- Ficarás encantada no Castelo. Só acordarás quando o mundo for todo branco e quando o gesso brotar do chão.

O Grande Magma enviou lava que, durante milhões de anos, invadiu as lagoas costeiras, tal como a da Princesa. O seu castelo foi sendo soterrado por camadas e camadas de rochas, umas vulcânicas, outras sedimentares. Mas ela estava a dormir, de nada se apercebeu. Como não se apercebeu o Mago, de tão distraido e ocupado que esteve a consertar as roturas do Pangea.

Mas agora só pensa em libertar a princesa.
Eis o seu plano: 1º - criar os calcários e com eles construir um palácio para a Princesa viver num mundo todo branco; 2º - aproximar a África da Península Ibérica para fazer irromper gesso do chão.

Depois de concluir o Palácio Branco, o Mago deixou o Nuteixo descansar durante uns dias e deu-lhe brilho com algas vermelhas. Preparava-se para a segunda parte do plano. Mover continentes era uma das magias mais ousadas que um Mago podia fazer.

Reviu as palavras mágicas no Grande Livro Geológico e, no dia marcado, disse-as ao Nuteixo… e o tempo suspensou. Nem tão–pouco tremigotia o orvalho. Até que a velocidade dos dias começou a acelerar e a placa continental de África deslizou na nossa direcção, comprimindo as rochas.


O Castelo, ao sentir-se apertado, elevou-se em direcção à superfície. Começou a dobrar-se, a contorcer-se, a infiltrar-se pelos pontos de fraqueza das rochas como se fosse plasticina. E irrompeu mesmo entre os pés do Mago!, num pináculo afiadíssimo de gesso que ficou apenas a um palmo do chão.

O Mago começou a retirar a terra à volta. Seria realmente a cúpula de uma das torres do Castelo? Escavou, escavou e… encontrou o telhado. Entrou por uma janela. Passou pelo salão, por outras divisões, mas não encontrou o quarto da Princesa.
Voltou à superfície para procurar outros sinais. Aqui e ali afloravam pontas redondas das cúpulas. Não tinha dúvidas de que todo o enorme Castelo de Gesso subira: as camadas horizontais das rochas tinham rodado até à posição vertical. Numa delas, estava uma gruta.

Caminhou pela gruta e percebeu que era o acesso ao quarto principal. A porta, aberta, deixava ver a Princesa a dormir, numa cama de dossel, entre almofadas de salgema e lençóis de fluorite.
Quando o Mago entrou, rumores de sal. Beijou-a e pegou-lhe ao colo. Trouxe-a com todo o cuidado para que ela só visse branco. Primeiro o do gesso do Castelo, depois o do calcário do seu Palácio, como se o mundo fosse um imenso contínuo de tons da mesma cor. E assim rodeada, a Princesa despertou.

Viveram felizes no Palácio, onde em mil cuidados brancos se entretia o Mago para que o vislumbre de outra cor não adormecesse de novo a princesa… Até que um dia, para habituá-la a outras cores, a levou a atravessar o corredor entre dois pátios que tinha construido com as margas e os calcários impuros. Gradualmente, nesta passagem, a Princesa habituava os olhos, primeiro ao cor-de-rosa pálido, depois ao vermelho terroso.

E para dar ainda mais cores à Princesa, os Rios fizeram-lhe uma surpresa. Combinaram transportar areias e cascalhos das montanhas enrugadas pela aproximação de África e depositaram-nos nos vales. Destes depósitos, que ao consolidarem formaram conglomerados de mil cores, resolveram os Rios escolher um seixo especial: uma gema - lua incrustada na matriz da mais bela aurora. E ofereceram-na à Princesa.

Desde o dia em que a colocou no dedo como pedra preciosa do anel de gesso, a Princesa nunca mais deixou de olhar para esse pequeno céu estrelado que os Rios lhe ofereceram. Agora já pode ver os outros céus multicolores de Albufeira, a cidade que tem a seus pés um Castelo de Gesso.

Sem comentários: